Em anúncios na Rede de Pesquisa do Google Ads, muitas empresas se preocupam somente com as vendas, sem se importar em criar estratégias que tragam pessoas para seus produtos ou lojas, sem gerar um tráfego relativamente bom para começar a vender.
Se uma empresa não tem nem tráfego, quem dirá ter vendas, não é?
O principal objetivo do Google Ads certamente é gerar vendas através da internet. Sem dúvidas você deve focar no resultado final, mas nunca deixe de estruturar esse caminho até ele.
Hoje eu tenho o costume de dizer que uma campanha se resume em 3 métricas:
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Anúncios bem chamativos são sempre bem-vindos, desde que as informações sejam verdadeiras e estejam dentro dos padrões Google.
Se sua campanha está com boas impressões, certamente a configuração dela também está.
Desde que esse número de impressões seja pessoas de sua segmentação, ótimo!
Mas ainda não é tudo.
Aqui começa a ficar interessante, cliques. Os cliques indicam que seus anúncios estão chamando a atenção das pessoas.
Pessoas estão entrando em sua página e vendo seus produtos e serviços oferecidos. Muito bom também!
Mas ainda falta o resultado final.
De acordo com seu orçamento, sua campanha está com ótimas impressões e cliques, aqui seu CTR já está em uma boa porcentagem.
Significa que sua campanha está bem estruturada para vendas. Mas por que não estou conseguindo vendas (ou conversões)?
Esse é o único momento em que o problema não está em sua campanha, e sim no seu produto final ou até mesmo no seu site. Mas isso deixamos para outro post mais especificamente.
Se prestar atenção, somente dois fatores contribuem para uma boa CTR. Impressões e cliques que fazem sua campanha girar e funcionar.
Configurações corretas.
Faça um estudo antes, planeje suas palavras-chave no Planejador de Palavras-chave. Separe essas palavras por grupo de anúncio sem misturá-la.
Análise as possibilidades de lances por Grupo de Anúncio e por palavras-chave.
Crie anúncios e insira as melhores palavras-chave que você escolheu para ele, seja criativo e correto.
Você pode usar também o Planejador de Desempenho para ver possibilidades de lances.
E por último e não menos importante, adicione extensões de anúncios. As extensões deixam muito mais forte a visibilidade de seus anúncios.
Resumidamente esses são os passos que você vai dar para manter seus anúncios visíveis no Google Ads.
Aqui basicamente vai depender de como você está anunciando.
Se sua campanha está gerando impressões mas não cliques, provavelmente as pessoas não estão gostando do conteúdo do seu anúncio.
Portanto, faça um bom aproveitamento dos textos, coloque vantagens, bônus que podem ser oferecidos.
Existem muitos gatilhos mentais que podem ser usados no criativo de um anúncio. Como por exemplo a Escassez.
Colocando termos como “Vagas Limitadas”, “Promoção Apenas Hoje” são bons termos que atraem pessoas à conferir o que você está anunciando.
Mas lembrando, nunca esqueça de usar suas palavras-chave fortemente nos seus anúncios, sem ser chato, claro.
O Google Ads tem uma métrica chamada Índice de Qualidade, o mesmo avalia a qualidade do site, das palavras-chave e dos anúncios. Quanto maior for seu índice de qualidade, maior a chance dele ser visto e aprovado pelo público.
Entretanto, vale lembrar que isso são apenas mudanças para aumentar sua CTR e garantir tráfego para seu site. Conversões exige uma estratégia dos anunciadores, mudanças em sites e Landing Pages, etc, algo mais trabalhado.
Nós aqui da Agência contamos muito forte com esse estilo de anunciar no Google Ads, e funciona! Então acreditamos que isso possa ajudar você a trazer tráfego para onde deseja.
Não é uma verdade absoluta, cada qual com seu estilo de fazer negócios.
Então espero que esse post tenha ajudado você, lembre-se de comentar o que nós podemos melhorar nos conteúdos aqui em nosso Blog, assim trazendo posts cada vez mais eficazes.
E também compartilha com quem gostaria dessa ajuda.
Um forte abraço e até a próxima!
Escrito por: Lucas Marschalk
Analista de Google Ads Junior – Studio Silver