O Google Ads é uma ferramenta fantástica de marketing na internet para pessoas que querem divulgar seu produto ou marca anunciando na Rede de Pesquisa e/ou Rede de Display, e por que ela é fantástica?

 

Ela conta com métricas que auxiliam na gestão de uma campanha de anúncios, dando possibilidades de novas idéias, novos investimentos e principalmente, não tomar decisões precipitadas.

 

E o assunto de hoje é justamente sobre uma dessas métricas, mais precisamente o Índice de Qualidade, essa métrica é responsável por dizer a você uma estimativa de qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e o seu site.

 

O Índice de Qualidade é medido pela qualidade das palavras-chave e pela página onde o anúncio leva.

 

Essa métrica é uma das mais importantes, pois quanto maior seu Índice de Qualidade, melhor seu posicionamento de anúncio na rede de pesquisa e menor seu CPC (custo por clique), pois quem não quer mais resultados gastando menos, não é?

 

Tópicos do artigo

 

Ao contrário disso, se seu Índice de Qualidade for muito baixo, nem é selecionado para o leilão, onde essa ferramenta faz uma seleção para ver a posição de cada anúncio. E claro, um dos pontos relevantes para estar na primeira posição, é a qualidade do seu anúncio.

 

Mas qual a verdadeira importância dessa métrica? Basicamente serve para você saber se seu trabalho está bom ou ruim, pois ela é definida por 3 questões:

 

1º TAXA DE CLIQUES ESPERADA:

 

É uma base de estimativa para quantos cliques seu anúncio pode receber de acordo com as palavras-chave que você selecionou. Logo é comparado com os termos de pesquisa, com anúncios concorrentes e o histórico do anúncio, toda essa medição para saber se seu anúncio receberá cliques.

 

2º RELEVÂNCIA DO ANÚNCIO:

 

Aqui é uma medição básica, o Google verifica se seu anúncio está de acordo com o que o usuário está procurando, dando destaque às palavras-chave que se cruzam com os textos do seu anúncio.

 

3º EXPERIÊNCIA DO SEU SITE:

 

Esse tópico aborda o funcionamento do site da empresa, pois o que adianta você ter um ótimo anúncio e entrega tudo o que o usuário procura, mas na hora da ação a página demora a carregar, está faltando algo ou simplesmente não funciona? Por isso é um tema a ser cuidado e sempre manter uma ótima qualidade, assim seu Índice de Qualidade é elevado.

 

 

A importância de ter um entendimento melhor dessa métrica o ajudará a ter uma base de administração sobre suas vendas e resultados, e futuramente com mais experiência saber exatamente como criar um conteúdo, produto ou serviço na Internet que realmente será de valor para seus clientes.

 

Além de ganhar dinheiro gastando somente o necessário.

 

Escrito por: Lucas Marschalk

Analista de Google Ads Junior – Studio Silver

Deixe seu comentário!

Enviar Mensagem
1
Olá, como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?