Mesmo para quem é iniciante em Google Ads, já ouviu falar sobre as palavras-chave. Mas como exatamente as palavras-chave trabalham nas campanhas de Google Ads, e quais são seus papéis?
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Palavras-chave são fundamentais, mas como funcionam na prática? O seguinte explica o papel exato das palavras-chave nas campanhas do Google Ads:
Pensar sobre as palavras-chave como pequenas bandeiras. Sempre que um pesquisador procura um termo, ou seja, uma palavra-chave, ele mostra uma pequena bandeira de sinal explicando o que deseja realizar com a pesquisa.
Isso pode ser qualquer coisa desde consultas específicas, como “melhores serviços de contabilidade perto de mim”, para pesquisas informativas, como “qual a melhor maneira de dirigir um carro com transmissão manual?”.
Para a empresa, as palavras-chave que eles usam nas pesquisas do Google sinalizam a intenção. Em PPC, a intenção da palavra-chave ajuda porque mostra quais palavras-chave segmentar se deseja obter vendas rapidamente e quais deve escolher se não se importar em educar o público-alvo antes de apresentar a solução da empresa.
As palavras-chave informativas são usadas por pesquisadores procurando por informação sobre um assunto particular ou tópico. E normalmente são usadas nos iniciais estágios da jornada do comprador quando tentando entender mais sobre um problema, produto ou serviço.
Por exemplo, “como preparar lasanha”, ou “benefícios da ioga para hipertensão”. Quando especialistas experientes de Google Ads olham para palavra-chave informativa, eles imediatamente sabem como suas campanhas devem parecer para ter um índice de qualidade alta.
Serão usadas páginas de destino com iscas digitais que educam o público ou, por exemplo, criar uma série de webinar para coletar inscrições e nutrir leads de qualidade alta no funil, e geralmente orientar as campanhas para educação, ao invés de conversões imediatas.
Quando leads estão procurando por um site específico ou marca, vão usar palavras-chave de navegação. Por exemplo, “login do Facebook”. Estes podem ser úteis em campanhas de termos de pesquisa de marca. Por exemplo, para quem possui uma ferramenta de gestão de projeto.
Se for novo no mercado, pode fazer sentido competir por palavras-chave mencionando os competidores maiores, como Asana, e então apresentar a própria ferramenta como uma alternativa com página de destino relevante que mostra o motivo de esta empresa ser melhor do que o competidor.
Inicialmente, a empresa aparecerá quando pesquisadores estiverem na parte inferior do funil e prontos para considerar soluções. Segundo, será capaz de destacar o motivo de ser diferente no contexto adequado.
Quando os leads estão prontos para tomar ação ou comprar uma solução, usarão palavras-chave transacionais. Por exemplo, “comprar um laptop Lenovo”. Estas consultas também aparecem na parte inferior do funil, assim aproveitar delas nas próprias campanhas de Google Ads é uma ótima maneira de gerar conversões mais rapidamente a partir de leads de qualidade alta.
Quando leads estão no meio do funil, eles pesquisarão soluções potenciais. Isso é especialmente verdadeiro em B2B, onde 57-70% dos compradores farão sua própria pesquisa antes de contatar a equipe de vendas da empresa.
É quando usam as palavras-chave de investigação comercial. Por exemplo, eles poderiam pesquisar por “comparação de apólices de seguro de carro”, ou “melhores hotéis em Dubai”. As palavras-chaves são tão importantes quanto as transacionais. São uma excelente rota para interceptar leads prontos para compra. E dependendo do nível de detalhe, pode filtrar para encontrar leads que vão se transformar em clientes recorrentes.
Poderia ser um contador em busca de mais leads, mas isso não significa que deve visar palavras-chave amplas como “serviços de contabilidade perto de mim”. Ao invés, pensar sobre quem são os clientes ideais, são empresas? Então pensar sobre as próprias especializações.
Por exemplo, poderia se especializar em trabalhar com fabricantes, pequenas empresas, freelancers, e mais. Não mais visaria “serviços de contabilidade perto de mim”, ao invés, as palavras-chave aqui se tornariam mais detalhadas:
Ao usar estas palavras-chave de cauda longa, mais de 3 palavras na frase-chave, pode restringir o próprio público-alvo e identificar os compradores ideais, ao invés de lançar uma rede ampla e desperdiçar o próprio orçamento.
Palavras-chave de cauda longa compensam a falta de volume com conversões mais altas e especificidade. Quanto mais palavras-chave visar com um único grupo de anúncios ou campanha, mais difícil é para ser relevante a este segmento de audiência particular.
Menor o próprio índice de qualidade, mais vai pagar por cada clique. O oposto é também verdade; o orçamento pode seguir um longo caminho se os anúncios tiverem índice de qualidade alta. Além disso, como melhor prática, encontrar todas as palavras-chave que não resultaram em resultados positivos para si, e adiciona-las à lista de palavras-chave negativas. Isso manterá leads de baixa qualidade fora do próprio funil. Ser específico, e certificar que o tipo de correspondência de palavra-chave reflita a própria estratégia!
Finalmente, as palavras-chave determinam as regras de base para a própria relevância de campanha:
Uma vez que determinar as palavras-chave alvo, o Google vai usa-las para determinar quão relevante e, consequentemente, bem sucedida, a empresa é. Por exemplo, se for um encanador e visar a palavra-chave “serviços de encanamento de emergência em São Paulo”, mas falhar de mencionar serviços de emergência na página de destino, o índice de qualidade diminuirá.
Por outro lado, supondo segmentar a palavra-chave “renovação de encanamento em São Paulo”, com uma página de destino descritiva, muita prova social, e exemplos práticos. Neste caso, pesquisadores vão ser mais prováveis de escolher este profissional sobre os competidores dele, aumentando o índice de qualidade e reduzindo CPC. O que é expresso em pesquisa deve sempre ser refletido no texto de anúncio.
Desde que palavras-chave são vitais para as campanhas de busca do Google Ads, lançar a nota certa. Entender quem são os compradores ideais, e quais as áreas de especialização, e quais pesquisas os leads dos sonhos têm mais chance de realizar quando estão prontos para considerar a solução da empresa.
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