As inúmeras vantagens por trás de uma campanha bem estruturada de Google Ads é grande, nós sabemos, mas nem todas seguem um padrão. Para quem já anunciou e anuncia na plataforma, deve ter o entendimento que são combinações a serem pensadas para uma campanha ter boa performance.
Uma campanha para prestadora de serviços será diferente de uma campanha para loja virtual – E por que? – A maneira que você apresenta um serviço e um produto são distintas, o público-alvo pode ser outro e até mesmo a Call to Action deve ter uma abordagem diferente.
Sabendo isso, para você que deseja iniciar uma campanha para sua loja virtual, vamos abordar alguns assuntos que devem ser levados em consideração na hora da configuração da mesma.
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Sim! Além de seu negócio vender em lojas físicas, o Google Ads pode oferecer a possibilidade de venda para mais regiões, com isso, aumentando seu número de clientes. Além de seus produtos estarem mais acessíveis para aqueles que preferem comprar apenas na Internet.
E não só campanha na Rede de Pesquisa (anúncios somente no buscador do Google), também é recomendado campanha de Remarketing (Rede de Display) para aquelas pessoas que buscaram seus produtos, mas não estavam em um momento de compra; pois com o Remarketing você pode alcançar novamente esse público e oferecer promoções, ofertas, descontos e outras vantagens para que ela realize a compra.
De acordo com nossas experiências em gestões, campanhas para loja virtual sempre possuem grande tráfego, muitos cliques e impressões, e em decorrência disso, orçamentos baixos se esgotam rápido ou limitam pelo orçamento como chamamos no Google Ads.
Sabendo isso, para você que pode gastar um pouco mais em Marketing para sua Loja Virtual, comece com orçamento diário mais alto. Isso irá manter sua campanha o dia todo sem que a verba acabe antes da hora desejada.
Em paralelo ao número um, orçamento e estratégia de lance estão totalmente ligados e ambos devem ser planejados para que não ocorra mal desempenho inesperado ou dinheiro gasto atoa.
Pois o que ocorre é que se você opta por Estratégias de Lance como Maximizar Cliques, a máquina fará o possível para mostrar seu anúncio para aquelas pessoas propensas a realizar um clique, e como é uma estratégia automatizada, isso pode custar muito caro, tirando a possiblidade de o anúncio durar todo o horário que foi configurado.
O mesmo ocorre para maximizar conversões, impossibilitando você de controlar seus gastos a cada conversão realizada.
Para essa configuração, você precisa ter conhecimento sobre seu público; saber quais horários eles estão mais propensos a realizar uma compra, efetuar cadastro, realizar chamada e outros.
» Horário comercial?
» À noite?
» De madrugada?
» Apenas de manhã?
Estude e saiba isso para não gastar orçamento em horários que não trarão resultados positivos para seu negócio! Mas existe alguns padrões que usamos aqui na Agência; sempre aumentar uma ou duas horas a mais do que está proposto.
Seu produto sempre vende mais em horários noturnos, como das 19h às 22h; sabendo isso, comece anunciar 18h e deixe finalizar 00h. Siga essa lógica para os horários que você escolher anunciar e no final do dia ganhe algumas conversões a mais.
– E se meu público compra em horários distintos como de manhã e à noite?
Horário Continuo: configurar a campanha para que comece anunciar de manhã e deixar rodar até a noite. Porém, gastando orçamento em horários que não sejam interessantes para você como a tarde.
Campanhas para os dois horários: criar uma campanha e configura-la para que anuncie na parte da manhã e outra apenas para a parte da noite, dividindo o orçamento entre as duas, investindo apenas nos horários que podem gerar resultados positivos.
E com uma otimização… Verificar qual dos dois horários mais vendem e dispor da maior parte do orçamento para aquele que você julgou de maior desempenho. Tudo isso faz com que não seja desperdiçado orçamento para cliques e impressões que não sejam interessantes para sua empresa.
O criativo de anúncios para Lojas Virtuais não tem muito segredo, confesso. Uma boa apresentação do produto, com informações úteis e bem descritivas é o suficiente para o cliente que está do outro lado se convença da compra.
É recomendado descrever qualidades e diferenciais que seus produtos oferecem, juntamente com uma chamada para ação (Call to Action) assertiva. Além disso, uma sacada indispensável é usar gatilhos mentais como Escassez e Promoções a Curto Prazo, como por exemplo: “Desconto de 15% Somente para Hoje” ou “Últimas Unidades da Edição de Verão”.
Existe alguns padrões bem funcionais para anúncios no Google Ads.
– Quais padrões são esses? – Apresentação do Produto + Diferencial do Produto + Chamada para Ação. Segue exemplo:
Lembrando que nem todos os seus anúncios precisam ser assim, é somente uma técnica que funciona para a maioria dos casos.
Muitas pessoas esquecem dessa configuração simples mas muito importante! As extensões de anúncio são responsáveis por atrair clientes que já estão decididos a comprar algo. E eu vou te mostrar o porquê.
As extensões de Sitelink são URLs alternativas que ficam embaixo dos anúncios onde jogam você para uma página específica do site. Isso já diz muito, né? Mas vou explicar melhor isso agora.
Se sua loja virtual é de roupas femininas por exemplo, e dentre seus produtos, tem aquela peça especial que sempre vende muito. Nesse caso, você pode criar uma aba de promoções no seu site e inserir essa peça no mesmo.
Com isso, basta apenas criar um anúncio normal e em um dos Sitelink’s, inserir o link dessa aba onde está a peça mais vendida e pronto! Comece a gerar mais conversões com uma ajudinha nos anúncios.
Existem outras extensões de anúncios que podem ser colocadas para rodar junto com os anúncios para gerar mais contatos como a Extensão de Chamada. Configurando ela, os clientes podem ligar para você diretamente do anúncio.
Mas queremos mostrar a Extensão de Sitelink por ser extremamente funcional.
Resumidamente apresentamos as principais configurações que você deve prestar atenção em uma campanha, principalmente em casos de Loja Virtual. Configurações como dispositivos, locais e palavras-chave são configurações a partir do estudo do seu público-alvo, pois cada nicho varia dessas configurações.
Existem regras claras para campanhas que são indispensáveis como a separação por categoria de produto em Grupos de Anúncio no Google Ads, porém, não falamos isso porque é uma organização que vale para todos os negócios.
Por fim, podemos concluir este artigo dizendo que uma campanha configurada de forma excepcional tecnicamente dificilmente te deixará na mão. Sempre busque formas e dicas de melhoria constante para a mesma. Mas capriche no básico e necessário, tornando seu negócio um sucesso digital.
Escrito por: Lucas Marschalk
Analista de Google Ads – Studio Silver