Quando alguém que não tem o devido conhecimento sobre Correspondência de Palavras-chave, analisa a campanha e vê todos aqueles termos não condizentes com as buscas que ele precisa, ele certamente ficará se perguntando: como isso acontece?
No artigo de hoje nós vamos falar um pouco sobre como usar corretamente a Correspondência de Palavras-chave para sua campanha sem ficar gastando orçamento com cliques e impressões indesejados!
Já passou por isso e quer aprender a usar essa ferramenta da maneira correta a partir de agora? Vamos lá!
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Basicamente falando, a correspondência que falamos é sobre a restrição de amplitude ou diferenciação que uma palavra-chave da sua campanha pode gerar.
Quando alguém começa anunciar no Google Ads e seleciona os termos que ele acha interessante para seu negócio, ele só colocará lá, sem pensar no que de ruim ou bom esses mesmos termos podem trazer junto com eles.
omo nossa querida plataforma de tráfego e venda online está sempre achando uma maneira de trazer o máximo de pessoas para seu anúncio, isso quer dizer que dependendo de suas configurações, eles trarão qualquer pessoa mesmo, com o mínimo de requisitos possíveis.
Nessa configuração, mesmo que você selecione apenas os termos que você acha que seu público pesquisará a fim de encontrar seu produto, o Google mostrará seu anúncio para quem pesquisar termos muito variados em relação às palavras que você adicionou.
Sua empresa vende camisas de futebol, tanto de seleções mundiais como de clubes nacionais.
Na hora de você configurar sua campanha e adicionar as palavras-chave interessantes para o seu negócio, você provavelmente irá colocar termos como:
Se não, perto disso…
É aí que vem o “x” da questão, pois como esses termos estão em correspondência ampla, pessoas que buscarem termos como:
O Google terá chance de mostrar seu anúncio para esse tipo de pesquisa, pois os dois nichos têm algo em comum: camisa e camiseta; mesmo que para públicos diferentes.
Não é uma regra! Em casos mais específicos, mesmo que a pessoa esteja buscando simplesmente por “loja de camisetas perto de mim”, ela poderá se interessar pelo seu produto, mas procure evitar.
Quando usamos essa configuração, o Google entenderá que queremos que nosso anúncio apareça para quem pesquisar aquele termo em específico ou pequenas variações dele.
Como usar ele? Apenas colocando “PALAVRA-CHAVE” nas palavras-chave, incrivelmente simples.
Você agora está usando a correspondência de frase nos seus termos:
O máximo de variação que o Google irá oferecer será quem está pesquisando:
Percebeu a diferença? Os termos que você adicionou continuam nas frases acima.
Muito mais seguro no quesito de cliques indesejados, mas não é interessante usar a todo momento!
Pois como as pesquisas serão mais restritas e dependendo do que você está anunciando, sua campanha gerará muito pouco tráfego. Serviços ou produtos muito específicos, com um mercado consequentemente mais “fechado”, não é aconselhável usar a correspondência de frase.
Acredito que essa configuração seja a menos usada entre os gestores, devido à seu nível de restrição. Quem usar a correspondência exata em seus termos, não irá receber nenhum clique que não seja de quem pesquisou exatamente aquele termo que você quis.
Como usar ele? Usando [PALAVRA-CHAVE] nas palavras-chave. Bem simples, também.
Agora você quer que apenas as pessoas que digitarem exatamente esses termos recebam seus anúncios:
Não preciso nem dar outro exemplo de como aparecerá os termos das pessoas que digitarem isso na pesquisa do Google.
Você oferece um serviço extremamente amplo como Pintura e atende somente residência, mas sofre por muitas empresas ou condomínios entrarem em contato? Essa configuração pode ser interessante para você, mas primeiro teste a Correspondência de Frase.
Como ditado popular, em últimos casos… Opte por usar a Correspondência Exata.
Conheça seu negócio e o mercado que espera por ele, muitas vezes você pode se surpreender ou se decepcionar, tendo que se adaptar da melhor maneira no mundo digital.
Ainda está em dúvida? Comece anunciando na Correspondência Ampla; viu que está tendo muitos cliques indesejados? Mude para a Correspondência de Frase. Ainda não é o que deseja? Opte pela Correspondência Exata!
Mas não esqueça! Existem inúmeras configurações que podem contribuir ou não para esse mesmo objetivo. Se quiser saber quais, basta entrar no nosso Blog de Dicas e lá você encontra diversos assuntos onde podemos ajudar você a vender mais pela Internet!
Um forte abraço e até a próxima.
Escrito por: Lucas Marschalk
Analista de Google Ads Junior – Studio Silver