Melhore os resultados e evite desperdício de dinheiro em sua campanha!
Para empresas que já utilizam campanha de links patrocinados, já sabem que cada vez mais este serviço está ficando mais competitivo, e que erros não são mais admissíveis.
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Pois um único erro em campanhas de AdWords pode representar desperdício de dinheiro.
Comprometendo a eficiência da sua campanha de Google AdWords, por isso que preparamos um lista com os 10 erros comuns ao anunciar no AdWords.
Erros cometidos até mesmo por quem já está familiarizado com a ferramenta.
Antes mesmo de você iniciar qualquer campanha de marketing, você precisa definir quem é o seu público alvo.
No AdWords não é diferente e é fundamental, conhecer bem quem é o seu alvo e anunciar somente para as pessoas com o potencial de realizar uma conversão.
Afinal muitas empresas que anunciam na internet utilizam a tática estilo Rambo “atirando para todos os lados”. Gastando muito recurso e acertando pouco.
Portanto atente-se em descobrir com mais detalhes possível que é seu público alvo.
Lembrando que o Rambo só existe no cinema.
2# ERRO COMUM AO ANUNCIAR NO ADWORDS: NÃO PLANEJAR AS PALAVRAS-CHAVES.
A essência dos anúncios no Google AdWords é justamente a publicidade acionada quando uma determinada palavra chave é digitada. Disso você já sabe, certo?
Portanto faça um bom planejamento de suas palavras-chaves respeitando alguns princípios:
1° Escolha primeiro as palavras-chaves mais propensa a resultar em uma ação. Exemplo: “Comprar um Tênis” e vez de somente “Tênis”.
2° Cheque o volume da busca, veja se a palavra-chave que você planejou tem um volume de busca considerável.
Para essa tarefa use abuse da ferramenta integrada ao AdWords o Planejador de Palavras-chaves.
Lembre-se: é um erro você não planejar corretamente as palavras-chaves no AdWords.
3# ERRO COMUM AO ANUNCIAR NO ADWORDS: NÃO ADICIONAR PALAVRAS-CHAVES NEGATIVAS.
Este erro é um dos responsáveis por gastos desnecessários com sua campanha AdWords.
Como você já sabe que os anúncios de AdWords em sua maioria, são acionados por palavras-chaves, você precisa definir também as palavras que não irá acionar o seu anúncio.
Exemplo: Vamos supor que você está anunciando um “curso de inglês intermediário” Você poderá negativar as seguintes palavras-chaves: “Grátis” e “Básico”.
Desta forma você evita o desperdício de verba com pessoas com chances remotas de comprar o curso.
Isso faz parte do planejamento de palavras-chaves e poderia ter citado no tópico anterior, mas como é um erro grave, e muito cometido, resolvemos tratá-lo especificamente.
A organização das palavras-chaves dentro da sua campanha é fundamental, para eficiência dos anúncios e também da gestão da campanha.
Separe as palavras-chaves por temas, nos grupos de anúncios, isso ajudará muito na criação de anúncios mais certeiros, e não muito importante comece com poucas palavras-chaves e vai aumentando conforme a evolução da sua campanha.
Exemplo:
Nome do grupo de anúncio = “Tênis da Nike”
Palavras-chaves = “Comprar Tênis da Nike”, “Tênis da Nike”, “Onde Compra Tênis da Nike”
Isso vai ajudar na criação de anúncios mais atraentes e gerenciar as palavras-chaves identificando facilmente as com melhores desempenho.
A definição do orçamento diário, é um assunto que dá pra fazer um artigo somente falando sobre isso, devido a variedade de configurações que o AdWords permite.
Porém tem empresas que querem chuvas de resultados, com um investimento minúsculo.
Nós sempre damos a seguinte dica, quando nos dispõe de um orçamento miserável para gerir uma campanha de Google AdWords.
Nossa dica é: “O tamanho do seu orçamento deve ser o tamanho da sua expectativa”.
Com o uso correto do planejador de palavras-chaves também é possível definir uma estimativa de orçamento diário com base ao volume de pesquisa.
Esse erro até que é perdoável por se tratar de algo técnico, porém não deixa de ser um erro.
Levantou uma campanha de AdWords, e não ativou o Remarketing você está deixando muito dinheiro na mesa.
Assim como não instalar o TAG de conversão do AdWords em seu site também é um grande erro.
Pois além de não habilitar certas estratégias otimizadas para campanha, você não terá um visão geral do retorno do investimento.
Tanto para a ativar a TAG de remarketing e a TAG da conversão, solicite ajuda para o desenvolvedor do seu site.
O Google AdWords é democrático para todos os tipos de negócios, seja ele um e-commerce, venda de produtos digitais ou até mesmo negócios locais.
Muitos cometem o erro de não definir a abrangência territorial correta para sua campanha, principalmente em negócios locais.
Se seu negócio abrange somente uma determinada cidade, por que raios você está anunciando para onde você não tem condição de atender?
Garanto que você viu anúncios que não tem condição nenhuma de ser adquirido por você pelo fato da localização do negócio.
Então só anuncie nas Cidades, Estados e Países que seu negócio, produto ou serviço pode abranger completamente.
Ficou claro?
O que adianta você ter feito tudo certinho até e aqui, e não se preocupar com o criativo do seu anúncio?
No AdWords, é possível fazer anúncios somente com textos, gráficos, e até mesmo com vídeos.
E é fundamental você tenha em mente que você precisa atrair as pessoas com anúncios atraente, pois se você não fazer isso o seu concorrente irá fazer.
Atente-se ao detalhes para cada tipo de anúncio e tipo de campanha:
Anúncios de texto
Preocupe-se com em chamar atenção com um bom:
Título:
Subtítulo:
Descrição:
Usando todas as extensões de anúncios possíveis:
Local, Chamada, Site Links e Frase de Chamariz
Anúncio gráfico e de vídeos:
Capriche no design e deixa claro a mensagem que você quer passar.
Com que frequência você monitora as atividades da sua campanha de AdWords? Muitas empresas acham que é só ativar uma campanha e ela será eterna e nunca precisará mexer nela.
Erradíssimo! Uma campanha de AdWords precisa de análises constantes de desempenho, para que os resultados sejam satisfatórios.
Normalmente se faz pequenos ajustes frequentes na campanha, visando sempre otimizar os resultados.
Se já está bom, então pode ficar melhor certo? Parabéns se você tem este pensamento, desta forma certamente o sucesso da sua campanha será exponencial.
Em qualquer campanhas de marketing digital, você nunca pode se acomodar com resultados, pois a sempre a possibilidade de fazer algo para otimizar os resultados.
Você precisa ficar atento com Índice de Qualidade do Anúncio no AdWords, que nada mais é que uma pontuação do seu anúncio e é baseada em vários fatores: Lances, Qualidade da palavra-chave vs correspondência do anúncio e até mesmo a qualidade do seu site, entre outros fatores.
Lembrando que uma campanha de AdWords, está ligada intimamente com o site do seu negócio, sendo assim se seus anúncios estão ótimos, porém seu site pode precisar de otimização.
Em campanha de Google AdWords, sempre tem alguma coisa para melhorar:
Orçamento, Lances, Palavras-chaves, Extensões e Páginas de destino (Sites) e muitas outros recursos.
Espero que este artigo tenha sido útil para você, caso você já use o Google AdWords em sua empresa, saiba que temos profissionais especialista e certificados em Google AdWords que podem otimizar suas campanhas.
Fica aqui um forte abraço, e se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários.
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