Fique de olho nos indicadores de performance de sua campanha de Adwords!
Um dos motivos que tornam o marketing digital uma das melhores opções para todos os tipos e tamanhos de negócios, é a capacidade de poder medir praticamente tudo em suas campanhas.
Com as métricas do Google AdWords você terá todas as informações de desempenho da sua campanha e descobrir se seu desempenho está satisfatório ou não, a fim de te ajudar na tomada de decisão.
Tópicos do artigo
Se você é um iniciante no Google AdWords, é bem possível que você fique perdido com a quantidade de informações que o AdWords te fornece.
Fique calmo com o tempo você vai aprendendo fazer uma leitura mais completa dos números de sua campanha de AdWords.
Por isso que resolvemos escrever este artigo, explicando quais são as principais métricas que você deve ficar atento na sua campanha de Google AdWords.
Conheça agora as 6 métricas que você deve ficar sempre de olho.
A CTR é usada para avaliar o desempenho das palavras-chave dos anúncios.
A CTR (Sigla em Inglês) é a proporção da frequência com que as pessoas visualizam seus anúncios e clicam nele.
Uma CTR alta é um bom indicador de que os usuários consideram seus anúncios úteis e relevantes.
Utilize a CTR para avaliar quais anúncios e palavras-chaves apresentam bom desempenho e quais precisam de melhorias.
O AdWords calcula a CTR automaticamente em seus anúncios e palavras-chaves, e utiliza uma fórmula muito simples: Cliques ÷ Impressões x 100. O resultado será em porcentagem.
*Impressões: é número de vezes que seu anúncio é exibido para as pessoas.
O CPC significa o custo por clique, esta métrica vai te dizer quanto está pagando em média por cada clique em seu anúncio.
CPC é uma das métricas mais tradicionais e simples do AdWords, pois é ela que possibilita você ter um controle maior sobre seu orçamento da campanha.
Pois é possível definir um limite de CPC para seus grupos de anúncios e palavras-chave que são importantes para o seu objetivo.
Exemplo:
Você pode definir um CPC máximo de R$1,00 para determinadas palavras-chaves, desta forma o Google vai controlar os seus anúncios de acordo com o que você se dispõe a pagar por clique (CPC).
Analise sempre o CPC de acordo com suas palavras-chaves importantes e os resultados que elas estão trazendo e decida se deve aumentar ou diminuir seu lance de CPC.
Esta é uma métrica que é muito importante, e ao mesmo tempo a consideramos a mais complexa de ser avaliada, pois ela é uma estimativa da qualidade de seus anúncios, palavras-chaves e seu site, e ainda um 4° fator que é influenciado pelo CPC.
Isso mesmo em sua campanha, o Google AdWords analisa até a página de destino que é o seu site, já escrevemos um artigo Sites Ruins Prejudicam Campanhas de AdWords , vale a pena dar uma lida e saber mais fundo como seu site impacta na campanha de AdWords.
O índice de qualidade no AdWords é exibido em uma escala de 1 a 10 e é uma ótima métrica para avaliar seus anúncios de uma forma mais completa, pois você terá uma estimativa que envolvem:
Em resumo quanto mais relevantes forem seus anúncios e seus site para o usuário, mais alto será o seu índice de qualidade.
Digamos que o objetivo da sua campanha seja vender algo em seu site, cada venda neste caso significa uma conversão.
Para saber se seus anúncios estão lhe trazendo resultados você precisa saber qual é taxa
de conversão dos anúncios.
Que é calculado da seguinte forma número de vendas (conversão) ÷ número de cliques x 100. O resultado será em porcentagem.
Exemplo:
Se seu anúncio recebeu 1000 cliques e você fez 50 vendas sua taxa de conversão é de 5%.
Mais fica tranquilo que se você tiver implementado a TAG de acompanhamento de conversão em seu site, o Google AdWords irá calcular esta taxa automaticamente para você.
A taxa de rejeição é uma métrica que não é lida pelo AdWords, e sim pelo Google Analytics e nos da uma noção do que está acontecendo com o seu website.
Uma rejeição é quando um usuário acessa uma página do seu site, e sai dela sem tomar nenhuma ação, nem mesmo um clique para outras páginas.
Isso pode demonstrar que seu site pode não ser relevante para seu usuário.
Embora a Taxa de Rejeição não é uma métrica nativa do AdWords, lembre-se que você precisa analisá-la com o Google Analytics, é fundamental esta análise pois não adianta você ter um anúncio matador se o problema está no seu site.
O ROI geralmente é a métrica mais importante para os anunciantes, pois ele mostra o efeito real do uso do Google AdWords para a sua empresa.
Embora seja importante você conhecer todas as métricas que citamos neste artigo, é ainda melhor saber como seus anúncios estão contribuindo para o sucesso da sua empresa.
Para você calcular o retorno do investimento siga o nosso exemplo:
Suponha que tem um produto que tem o custo produção de R$100,00 e o valor de venda de R$200,00.
Você vende 6 unidades desse produto com os resultados da sua campanha de Google AdWords. Seu total de vendas é de R$ 1200,00, e seus custos com o Google AdWords são de R$200,00.
Formula (R$1200,00 – (R$600,00 + R$200,00)) / (R$600,00 + R$200,00) x 100
O Seu ROI é de 50%
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor as métricas mais importantes em sua campanha de Google AdWords.
Cada vez mais trabalhamos para levar conteúdo relevante para e ricos para nossos leitores.
E se você precisar de ajuda com sua campanha, lembre-se que temos profissionais certificados em Google AdWords .
Boa campanha!
Fica aqui um forte abraço, deixe nos comentários sua dúvida e obrigado pela leitura.